quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Abóboras de Halloween dentadas

E como é Halloween deixo-vos aqui as três abóboras que ficaram no pódio no Concurso Americano "Toothy Pumpkin Contest"

1°Lugar

2° Lugar


3°Lugar

Raios-X dentários

Os raios-X dentários são uma importante arma no diagnóstico e prevenção de doenças orais como a cárie, dentes do siso mal posicionados, lesões apicais, perda óssea, etc... Contudo e apesar da sua radiação ser muito pequena, ( menos que a radiação da travessia dos EUA de avião), tèm de ser utilizados quando necessário ou para controlo de 2 em 2 anos ( isto senão houver indicios de outra doença oral antes), pois os seus efeitos são cumulativos.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

O PODER de um SORRISO

Eu tal como muita gente deste planeta sou um grande fãn das TED Talks e como a minha profissão, tal como todas as outras profissões de saúde oral, têm como objectivo cuidar dos sorrisos do nosso mundo, tentar deixar um belo sorriso na cara do paciente quando sai do nosso gabinete decidi partilhar convosco o PODER do SORRISO. Um vídeo a não perder... A verdade é que temos de cuidar do nosso sorriso...Espero que gostem

sábado, 27 de outubro de 2012

Suporte que Esteriliza a Escova de Dentes

Há pouco tempo falei sobre a manutenção da escova de dentes e afirmei que a escova deve estar afastada da sanita devido às partículas libertadas após as descargas... isto dá que pensar. Graças a estes pensamentos o Designer Chris Anderson decidiu desehar uma escova que assim que é colocada no suporte da escova de dentes é esterilizada através de Ultra Violetas.

Este mecanismo suporta entre 2 a 4 suportes para escovas. As escovas têm um sistema de cores para distinguir a quem pertence e as cabeças são substituíveis.
Podem ler mais através do link:  http://www.yankodesign.com/2009/07/29/oral-fixation/#9sletKZlD98c60JX.99 

Modificação Lingual

É verdade que na actualidade hà cada vez mais pessoas que optam por fazer "Body Shaping", isto é modificação corporal, e esta modalidade chegou também á cavidade oral, hoje quero apresentar-vos algumas modificações na língua como a tatuagem, a bifurcação e o piercing:

1- Tatuagem Lingual. Está em alta e cada vez a ganhar mais adeptos.














2 - Bifurcação Lingual. Procedimento em que geralmente um Tatuador corta o músculo em dois.

3 - Piercing Lingual. Estes podem trazer diversos problemas como fracturas dentárias, recessões gengivais e infecções.

Procedimento do Piercing Lingual
Piercing Lingua












Infecção após piercing lingual








sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Snap And Smile

Este produto chamado "Snap n' Smile" é descrito por muitos como uma verdadeira revelação. Trata-se de uma espécie de goteira que forma um sorriso como as grandes estrelas de Hollywood custando 1/3 do preço de um tratamento completo e facetas. Pode ser utilizado, como podem ver no vídeo, para esconder os sorrisos menos bonitos. Contudo, não posso deixarde fazer a minha crítica menos positiva como profissional de saúde oral, este é um produto que na minha opinião não resolve nenhum problema apenas os ESCONDE. Na minha opinião é algo para se utilizar como provisório durante um tratamento como por exemplo durante o período de osteo integração de um implante... Bem,...A estética vende,  mas o melhor é verem o vídeo e tirar as vossas conclusões.


quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Tooth Hero

Shirin Fani graduada este ano em Artes Aplicadas na Universidade de Viena apresentou um projecto, o "Tooth Hero", que ela diz ser algo que pode tornar as crianças mais saudáveis numa forma divertida e original. O design deste projecto que vos apresento no vídeo é original de facto e divertido, contudo tenho de deixar uma crítica menos positiva, pois na minha opinião não me parece ser muito prático na sua função mais importante, a Escovagem.
Deixo ao vosso critério e deixem a vossa opinião.

Trauma dentário Poster

Um poster Educativo sobre como se deve proceder quando existe um trauma dentário.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Criar a nossa posição "Ergonómica"

Posicionamento às 12h, utilizando o Banco Sela e os Óculos-Lupa
Como todos os profissionais de saúde oral conhecem, as nossas profissões são algo dolorosas para as costas, pois queremos fazer um bom trabalho, ter o melhor acesso à cavidade oral do paciente, ser rápidos e sem qualquer esforço por parte do paciente. Contudo temos de tentar pôr em prática posições mais "simpáticas" para nós e podemos também mudar alguns hábitos. Aqui vos deixo alguns conselhos.
Banco Sela

  1. A Sela. Este banco é leve, facilmente ajustável e coloca-nos numa posição ergonómica, agradável que até parece facilitar o trabalho; (Neste tópico falo por experiência própria. Aprovo, muito mais confortável);
  2. Posicionamento do Paciente. Certas posições do paciente induzem o profissional a inclinar-se e torcer o que não facilita em nada o trabalho das lombares. Idealmente o paciente deve estar completamente deitado para se trabalhar no arco superior e semi-deitado para o arco inferior;
  3. Óculos-Lupa. Visto que as dores no pescoço estão associadas a uma inclinação de 20graus é aconselhado por vários especialistas a utilização de óculos-lupa, (estes óculos estáo representados na primeira imagem);
  4. Posicionamento às 12h. Pois é a posição mais neutra;
  5. Exercício físico para reforçar os músculos. E como já era esperado este último tópico referido em vários artigos por Osteopatas e Fisioterapeutas e que eu próprio pratico regularmente e desde que o faço não sinto qualquer efeito indesejável por parte de um dia atarefado sem intervalos de um Higienista.

Cientistas descobrem a origem dos dentes

Um grupo de cientistas da Universidade de Bristol, descobriram a origem dos dentes e mandíbula através do estudo de fósseis de Compagopiscis, um dos primeiros peixes pré-históricos portadores de mandíbula. Através da utilização de técnicas inovadoras conseguiram visualizar cada tecido, célula e linha de crescimento na mandíbula deste peixe, permitindo-lhes o estudo do desenvolvimento dos dentes, segundo o Dr. Martin Rücklin, autor principal desta pesquisa feita na University of Bristol's School of Earth Sciences.

Aqui fica o link para este artigo:
http://www.dental-tribune.com/articles/content/id/10329/scope/news/region/europe


terça-feira, 23 de outubro de 2012

Listerine



O LISTERINE foi descoberto no ano de 1879 pelos médicos americanos Joseph Lawrence e Jordan Wheat Lambert, inicialmente para ser utilizado como anti-séptico em procedimentos cirúrgicos. O produto foi chamado de LISTERINE em homenagem ao médico inglês, Sir Joseph Lister, que em 1865 foi o primeiro a inventar técnicas de assepsia em cirúrgicas. Em 1881, o produto foi licenciado e a marca registrada. Três anos mais tarde, o Dr. Jordan fundou a Lambert Company (que viria a se transformar na tradicional Warner-Lambert) na cidade americana de St. Louis para produzir e vender o LISTERINE ao meio médico. Inicialmente o produto foi comercializado como anti-séptico cirúrgico, chegando a ser vendido, na forma destilada com sua tradicional cor amarela ouro, como desodorante, loção anti-caspa e pós-barba, servindo até para limpar o chão e curar gonorréia.
- 
Porém, com o tempo, descobriu-se que LISTERINE era excelente e eficaz para matar as bactérias orais. Somente em 1895 as vendas foram estendidas aos dentistas, que indicavam o produto como elixir oral. Em 1914, o produto era tão popular, que se tornou um dos primeiros medicamentos com prescrição a estar disponível em quase todo território americano, criando o segmento de anti-sépticos orais do país. Nessa mesma época, Gerard, filho do fundador da empresa, mudou o posicionamento do produto: uma solução eficaz contra a “halitose crônica” - então um obscuro termo médico utilizado para designar o mau hálito. Até então, o mau hálito não era considerado um problema sério, facto que mudou radicalmente com o novo posicionamento do produto. 
Os novos anúncios do produto mostravam casais jovens, ansiosos para casar, mas que perdiam essa vontade diante do fétido hálito de seus parceiros. 
Em 1983, o produto mudou de posicionamento novamente perante o público, sendo vendido para combater a formação de placa bacteriana e gengivite, depois que estudos científicos e independentes, provaram que LISTERINE penetrava mais fundo na placa bacteriana e eliminava mais bactérias que outros anti-sépticos orais. O novo posicionamento fez mais uma vez as vendas dispararem. Quatro anos depois, LISTERINE tornou-se o primeiro medicamento sem prescrição médica a ser reconhecido pela sua eficácia pela respeitada Associação Americana de Dentistas (American Dental Association). 
-
Somente em 1992 o produto ganhou seu segundo sabor (Cool Mint), criando uma nova opção em relação a fórmula original de LISTERINE. Dois anos depois, o produto, sempre vendido em pequenos potes de vidro envolto em um papel cartão, ganhou as famosas e práticas embalagens de plástico, conhecidas como PET e usadas até hoje. Nos anos seguintes a marca introduziu, além de inúmeros sabores (somente nos Estados Unidos atualmente existem 8 diferentes opções), novos produtos como pasta de dente e pastilhas que dissolvem em contato com a língua. Em dezembro de 2006, a tradicional Johnson & Johnson adquiriu a divisão de produtos de cuidados pessoais dos laboratórios Pfizer que incluía a marca LISTERINE. A marca se tornou a mais antiga da J&J, por ter sido criada sete anos antes da fundação da empresa. 

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Just Floss...

Uma mensagem bem simples, directa e verdadeira...

Desvitalização

O que é uma desvitalização? Como se realiza o procedimento?
Aqui está uma ilustração muito bem realizada, divulgada no blog pulpite.blog.br, que explica tudo isso.
Este é um esquema simples e genérico, com objetivo didático. O tratamento pode variar de acordo com a patologia e o dente envolvido. O seu dentista está preparado para escolher a melhor forma de realizá-lo a cada ocasião encontrada.

domingo, 21 de outubro de 2012

Manutenção escova de dentes

Já aqui falei várias vezes sobre a escova de dentes, inclusive da sua história e todas as vezes sublinhei a sua importância. Porém ainda falta falar dos cuidados que devem ser tomados para que ela não acabe  como um agente transmissor de doenças.
Humidade, pouca circulação de ar e restos de comida formam o ambiente mais propício para a proliferação de fungos e bactérias e as escovas de dentes são alvos frequentes de microorganismos.
Estão, em muitos casos, expostas às gotículas lançadas da sanita para o ar após as descargas sem fechar a tampa.
A escova de dentes requer cuidados especiais, como lavar as mãos antes de escovar os dentes.
O melhor local para guardar a escova de dentes é dentro do armário, longe das bactérias e insectos que podem circular por uma casa de banho e nunca junta com escovas de dentes de outras pessoas. Após o uso, deve-se lavar bem a escova e eliminar o excesso de água com uma pequena batida no canto do lavatório, enxugá-la na toalha jamais. Pode-se também borrifar Clorexidine, um antibactericida, indicado para a esterilização da escova. Retire o excesso batendo no cantinho do lavatório.
Guarde a escova em um estonjo limpo e seco.
Deve-se trocar de escova a cada dois ou três meses, ou quando as cerdas estiverem deformadas ou gastas. É muito importante trocar de escova depois de curadas algumas doenças, como uma gripe para diminuir o risco de nova infecção.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

História Dentária 1747 - 1840

1756 - Alemanha. Philipp Pfaff, o dentista do Rei Prussiano Frederick II, introduz a utilização de cera e gesso vindo de Paris para fazer impressões. Isto aumento a adaptação das próteses dentárias;

1771 - Grã-Bretanha. John Hunter publica o livro "Natural history of the Human Teeth", e também o livro "A Practical Treatise on the Diseases of the Teeth";

Joseph Priestley
1776 - Grã-Bretanha. Joseph Priestley sintetiza óxido nitroso, mais tarde conhecido como "laughing gas". Por volta de 1840 as suas propriedades intorpecedoras e analgésicas foram utilizadas pelos dentistas e cirúrgiões;

1776 - EUA. Um dos primeiros casos de Medicina dentária forense em que John Revere, um dentista e patriota nas guerras da independência, reconhece o seu amigo devido a uma ponte dentária;

Primeira Cadeira para Dentistas
1790 - EUA. Josiah Flagg, constrói a primeira cadeira especializada para dentistas;

1791 - França. Nicolas Dubois tem a primeira patente de fabricação de dentes de cerâmica;

1795 - EUA. Aumenta o cancro no lábio em que Samuel Thomas atribui aos fumadores de cachimbo;

1800's - China. As mulheres de classes sociais mais altas pinta os seus dentes de preto como sinal de fidelidade;

1815 - EUA. Levi Spear Parmely, de Nova Orleães, é considerado ser o inventor do fio dentário (um fio de seda);

1815 - Grã-Bretanha.  Os dentes de 50,000 soldadosmortos na batalha de Waterloo são extraídos e utilizados para fabricar próteses dentárias;

1832 - EUA. James Snell inventa a primeira cadeira reclinável para dentistas;

1839 - EUA. É publicado o primeiro jornal da área "The American Journal of Dental Science";

1839 - EUA. Charles Goodyear desenvolve a borracha vulcanizada o que permite Próteses dentárias mais baratas;

1839 - A primeira escola dentária é aberta, The Baltimore College of Dental Surgery. São depois abertas escolas dentárias em Berlin (Alemanha) em 1855, Londres (Grã-Bretanha) em 1858, Paris (França) em 1880 por Charles Godon, Genéve (Suiça) em 1881, Estocolmo (Suécia) em 1888 e em Viena (Áustria) em 1890;

1840 - EUA. É fundada a primeira associação, "The American Society of Dental Surgeons".

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Irene E. Newman a Primeira Higienista Oral

Irene E. Newman (1875 - 1958)
Em 1906, Irene E. Newman, assistente do Dr. Alfred Fones, foi treinada pelo mesmo para realizar destartarizações e outros tratamentos preventivos a crianças, tornando-se assim a primeira Higienista Oral. Em 1907, Irene Newman começou a realizar profilaxia oral para o público em geral no novo consultório do Dr. Alfred Fones, (The carriage house at 10 Washington Avenue, in Bridgeport, Connecticut). Vários profissionais da área da Medicina Dentária viajavam vários kilómetros só para descobrir esta clínica considerada como "modern office of oral health care".
Em Novembro de 1913 Dr. Alfred Fones inaugurou a "Fones School of Dental Hygiene". A 5 de Junho de 1914, 27 alunos formaram-se e entre eles encontrava-se Irene E. Newman. Em 1917 Irene Newman recebeu a primeira licença de Higienista Oral de todo o mundo e tornou-se a primeira Presidente da Associação de Higienistas Orais, a "Connecticut Dental Hygienists Association"






segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Impacto de doenças na cavidade oral

A boca é uma porta de entrada para o organismo e pode ser utilizada como um precoce sistema de diagnóstico para os profissionais de saúde oral. Alguns sinais na boca pode representar problemas noutra parte do corpo. Por exemplo lesões orais e outras condições orais podem ser o primeiro sinal de uma infecção do vírus VIH. Um bom exame oral pode também revelar outras doenças e hábitos como por exemplo o tabaco.
A boca deve ser vista como uma parte inter-relacional do corpo.


domingo, 14 de outubro de 2012

História Dentária 1038 - 1746

1258 - França. São estabelecidos dois grupos de Barbeiros. Cirurgiões, que são ensinados para cirurgias mais complexas e os Barbeiros leigos ou Barbeiros-cirugiões que procedem a serviços de higiene rotineira, como fazer a barba, sangramentos e extracções dentárias.

1280 - China. A Medicina é dividida em 13 especialidades, entre elas a Dentária;

1400s - França. Uma série de decretos reais proibem que os Barbeiros-Cirurgiões exerçam procedimentos cirúrgicos, excepto o sangramento, sanguessugas e a extracção dentária;

1498 - China. Primeira descrição de uma escova dentária com pêlos;

1500 - Caraíbas. São estabelecidas novas plantações de cana de açucar nas novas colónias;

1530 - Alemanha. Primeiro livro dedicado inteiramente à Dentária. "The Little Medicine Book for All Kind of Diseases and Infirmities of the Teeth". Fala sobre vários tópicos como a higiene oral, extracção dentária, obturações de ouro;

1533-1603 - Inglaterra. A Rainha Elisabete I preenche os espaços dentários com panos para melhorar a sua aparência em público;

1575 - França. Ambrose Paré, conhecido como o Pai da Cirúrgia, publica os seus trabalhos completos, incluindo a extracção dentária, tratamento de cáries e mandíbulas fracturadas. Ele foi o primeiro a fazer uma cirúrgia Cleft-Lip;

1687 - França. O Rei Louis XIV submete-se à extracção de um molar superior que resulta numa fractura maxilar e perfuração do Seio maxilar. A consequente infecção e tratamentos posteriores levam à perda de todos os dentes superiores para o resto da vida;

1690 - EUA. Começa a plantação da cana de açúcar;

1728 - França. O Dentista Pierre Fauchard, considerado como o Pai da Medicina Dentária Moderna, descreve no seu livro "Le Chirurgien Dentiste, ou traité des dents a comprehensive system" a anatomia básica da boca e função, técnicas operativas e restaurativas e a construção de dentaduras. Opõem-se à teoria "Tooth Worm" como causa das cáries. O seu trabalho só é traduzido em inglês em 1946;

1746 - França. Claude Mouton descreve umas facetas em ouro para esmalte em dentes anteriores;

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

História Dentária 450A.C - 1037D.C.

Boas Caros Leitores, aqui vos apresento o segundo post sobre a História da Medicina Dentária. Aproveitem...

- 450A.C. Índia. O processo da cristalização da cana de açúcar fo inventado;

- 384-322A.C. Grécia. Aristóteles escreve sobre dentária, incluindo a erupção dos dentes, tratamento da cárie dentária e a doença das gengivas, extracção de dentes com fórceps, e a utilização de fios para estabilizar dentes e mandíbulas fracturadas. Contudo, ele acredita erradamente que os homens, ovelhas, cabras e porcos tèm mais dentes que as mulheres;

- 50-25A.C. Itália. O escritor médico romano Aulus Cornelius Celsus resume contemporâneamente o conhecimento medicinal e escreve sobre a Higiene Oral, estabilização de dentes, tratamento para a dor de dentes e substituição de dentes. Ele também descreve o método para ajustar a mandíbula deslocada que ainda é praticado nosdias de hoje;

- 600A.C.-400D.C. Itália. Os Romanos tornam-se especialistas em medicina dentária restaurativa e usam coroas de ouro e pontes fixas. Próteses completas e parciais são já utilizadas. Utilizam ossos, cascas de ovos, e conchas misturados com mel para limpar os dentes. Aristocles emprega escravos para lhe limparem os dentes;

- 174D.C. Itália. O médico privado do Imperador Marcus Aurelius, Galen, reúne todo o conhecimento médico incluindo a sua própria pesquisa sobre doenças orais.;

- 650D.C. Índia. O autor Indiano Vagbhata descreve 75 doenças orais;

- 500-1000D.C. Europa. Durante a Idade Média, a medicina, cirúrgia, e medicina dentária são geralmente praticadas por monges, as pessoas com mais conhecimento nesta época. Enquanto o conhecimento dos Romanos e dos Gregos foi perdido nesta época surgem alguns métodos mais duvidososcomo o "Sangramento";

- 960-1013D.C. Espanha. Abú I-Qàsim, um árabe cirurgião de Espanha, desenha um grande número de aparelhos para extrair dentes, no seu ensaio sobremedicina e cirúrgia;

- 980-1037D.C. Irão/Uzebiquistão. O médico e filósofo Ibn Sinà, também conhecido como Avicenna, descreve o conhecimento médico ao longo do tempo incluíndo também o conhecimento dentário. A sua escrita influencia os Europeus.

terça-feira, 9 de outubro de 2012

História Dentária 7000A.C. - 451A.C.

Boas Caros Leitores, numa introspecção pensei que devia saber um pouco mais sobre a história da Medicina Dentária e este é um dos primeiros posts sobre esta matéria que resolvi partilhar convosco.
Neste primeiro post vou tentar relatar a história Dentária entre 7000 A.C. e 451A.C.

- 7000A.C. Paquistão. Culturas da idade da Pedra em Baluchistan utilizavam brocas de "Silex" para remover a substância cariada dos dentes;

- 5000A.C. Iraque. Um texto Sumério designa "Tooth Worms" como causa da cárie dentária;

- 2750A.C. Egipto. Primeiro relato de uma operação dentária em que um abcesso é drenado;

-2750A.C.  Egipto. Surge um médico especializado "Aquele que lida com dentes";

- 2700A.C. China. Utilizada a Acunpuctura para tratar a dor de dentes;

- 2660A.C. Egipto. No túmulo de Hesy-Re encontra-se um hieroglífo que o descreve como "O maior daqueles que lidam com dentes e dos Médicos". Primeira referência a uma pessoa identificada da pratica dentária;

- 1750A.C. Mesopotânia. A Lei 200 do famoso código dos estados de Hammurapi diz "Se alguém deitar a baixo um dente de um igual, o dente dele também tem se cair";

- 1700-1550A.C. Egipto. O Ebers Papyrus, um texto de 21 metros o conhecimento e o tratamento dentário de doenças da época;

- 900 - 300A.C. América do Sul. Os Maias procederam à colocação de pedras semi-preciosas, como  Jade, nos dentes como razão estética e cultural;

- 700A.C. Myamar. Dentes encontrados na região de Halin, mostram dentes com preenchimentos de ouro, talvez por razões estéticas e cerimoniais;

- 659A.C. China. Su Kung menciona a amálgama como preenchimento para tratamento de cáries no seu livro "Materia Medica";

- 600 - 500A.C. Itália. Os Etruscans produziram uma estrutura como uma ponte para substituir um dente em falta;

- 500A.C. China. São descritas receitas ara se fabricar pasta de dentes;

- 460- 370A.C. Grécia. O cientista e filósofo Hippocrates descreve a disposição, a saliva e a nutrição como factores que causam a cárie dentária.