quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Higienista Oral - O Profissional da Prevenção reportagem da Revista Saúde Oral


Boas Caros Leitores, Desta vez aconselho-vos a ler um artigo que saiu na Revista "Saúde Oral" Janeiro/Fevereiro 2013, onde entrevistaram vários Higienistas Orais, entre os quais também me encontro, e fizeram um balanço sobre a evolução da profissão e o que ainda está para vir.
Aproveito também esta oportunidade para agradecer à Revista "Saúde Oral" por me ter entrevistado e por me terem enviado uma cópia....

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Sem uma boa Saúde Periodontal não existe uma boa Saúde Geral

O título diz tudo, mas aqui fica o poster...

Renovação obrigatória da Cédula Profissional para Médicos Dentistas

Caros colegas Médicos Dentistas em Portugal deixo-vos aqui uma pequena informação:


Validade expira a 31 de janeiro 2013. Pode realizar a renovação inteiramente online. Cédula profissional comprova a sua habilitação legal para o exercício da profissão
Renovação obrigatória da cédula profissional
A Ordem dos Médicos Dentistas iniciou a renovação gratuita e obrigatória das cédulas profissionais dos médicos dentistas, cuja validade expira a 31 de janeiro 2013.
Como define o estatuto do médico dentista, a cédula profissional é um documento pessoal e intransmissível.
Comprova a sua habilitação legal para o exercício da profissão e, consequentemente, a sua inscrição ativa junto da OMD.
Constitui uma importante ferramenta de combate ao exercício ilegal, de defesa da saúde pública em geral e da medicina dentária em particular.
Dependendo de cada caso, o processo de renovação da cédula pode ser realizado inteiramente online ou exigir que remeta fotografias por correio postal.
Este processo não se aplica a associados com cédula profissional acima do número 8246. Já possuem a nova cédula profissional.

sábado, 19 de janeiro de 2013

Grávidas controladas por um Higienista reduzem o risco de um parto prematuro em um terço


As mulheres grávidas que vão ao higienista podem reduzir o risco de parto prematuro em um terço, sugere nova pesquisa.
Graças à destartarização e ao polimento remove a formação de tártaro que, por sua vez, podem reduzir o risco de doença periodontal grave.
Embora a ligação entre doença periodontal e parto prematuro não é clara, estudos anteriores mostraram que melhorar a saúde oral reduz o risco.
Os médicos têm anteriormente demonstrado que infecções graves gengivais podem causar um aumento na produção de prostaglandinas e factor de necrose tumoral, os produtos químicos que induzem o parto.
Nascimentos prematuros são definidos como bebés nascidos antes de 37 semanas de gravidez, e historicamente têm sido associados a baixos níveis de saúde oral. Só na Inglaterra, 54.000 bebés nascem prematuramente a cada ano.
A nova pesquisa, publicada no Journal of Periodontology, descobriu que havia uma redução de 34 por cento no risco de nascimentos prematuros de gestantes que sofrem com a doença periodontal se estas se submeterem a tratamentos profiláticos no dentista ou Higienista.

Aqui fica o link para o artigo: http://www.dailymail.co.uk/health/article-2255388/Pregnant-women-dental-hygienist-reduce-risk-premature-birth-third.html


sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Óculos 3D em Medicina Dentária


Alguns anos atrás, quem pensaria que ir a um consultório dentário seria semelhante air a um cinema 3D com imagens de alta qualidade e som surround virtual?

Esta tecnologia aplicada em tratamentos dentários, certamente ajuda os pacientes a superar sua fobia e ansiedade. Os pacientes podem ver os seus filmes favoritos enquanto as brocas  estão a fazer os barulhos "assustadores"!

Este dispositivo foi projectado para ajudar os pacientes na cadeira dentária a obter distração máxima, com o óculos 3D e os auriculares, enquanto o dentista pode realizar o seu trabalho sem problemas.

Por enquanto esta tecnologia passeia pelos consultórios Norte Americanos! Muito usado nos Estados Unidos e Canadá.  Por enquanto os pacientes terão que se contentar com a televisão e selecção do mp3 do dentista mesmo!

Poster Causas do Mau Hálito


quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Óculos-lupa com LED

Boas caros leitores. Hoje apresento-vos um novo equipamento que me deram a testar. São uns óculos-lupa com LED integrado, que segundo as criticas que encontramos pela net e segundo a opinião dos profissionais que os usam ajudam a aperfeiçoar o novo tratamento e ajudam no conforto e postura do profissional. Em breve darei novas notícias e a minha opinião acerca do equipamento





Mãe chocada ao encontrar a filha de 4 anos com boca prateada após visita dentária

Em Phoenix no Arizona, EUA uma mãe, Alecia White, levou a filha, Savannah, para fazer uma consulta dentária de rotina.
Após uma visita recente ao Dentista, a Sra White descobriu que a pequena Savannah tinha 4 cáries e por isso permitiu que o Dentista realiza-se os tratamentos para as tratar.
Depois do trabalho feito e como a filha ainda estava ligeiramente sedada, pegou na filha e levou-a para casa onde esta fez uma pequena sesta.
Quando Savannah acordou, a mãe descobriu que todos os dentes tinham sido cobertas com coroas metálicas.

A Sra. queria saber se a bocainteiramente de coroas metálicas era normal para uma criança. Então AZFamily consultou o Dr. Richard Chaet, que trabalha em Medicina Dentária há mais de 30 anos.
Chaet é o ex-presidente da Arizona Academy of Pediatric Dentistry  e foi responsável por escrever as directrizes para dentistas pediátricos de todo o país. Ele nunca tinha visto Savannah, mas concordou em olhar para algumas fotografias apresentadas pela AZFamily.

O Dr. Chaet afirmou que embora pareça estranho, todas essascoroas eram necessárias para preencher cavidades de Savannah e salvar os outros dentes que provavelmente se foram deteriorando.
O Dr. Chaet disse que aconteceram aparentemente duas coisas estranhas neste caso. Primeiro ele disse que é preciso haver uma melhor comunicação entre o Dentista e a mãe da paciente. O Dr. Chaet disse que o dentista poderia ter feito um trabalho melhor de explicar a situação ea Sra. White poderia ter mais perguntas. Chaet disse que os pais devem sempre fazer várias perguntas antes de qualquer procedimento é realizado para garantir que eles compreendam plenamente.
Uma boa Higiene Oral e Educação para a Higiene Oral vai prevenir a cárie dentária e evitar, assim, que este tipo de coroas tenham de ser utilizadas.



quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Café Combate Cancro Oral


O café é uma das bebidas mais consumidas no planeta, o que torna o mais recente estudo da Sociedade Americana do Cancro tão intrigante para os milhões de pessoas que gostam dele em base regular. Conforme publicado na edição do mês passado da American Journal of Epidemiology, o estudo concluiu que existe de facto uma forte associação entre [cafeína] o consumo de café e uma diminuição da taxa de  mortalidade por cancrooral/faringe.

Este achado foi baseado num estudo de coorte, que começou no início dos anos 1980, que analisou 968.432 pessoas de todo os EUA que estavam todos livres do cancro no início do estudo, mas no final do ano 26 de follow-up, descobriu-se que 868 deles haviam finalmente sucumbiu ao cancro oral / faringe. Os pesquisadores concluíram, após análise do seu chá e cafeína / consumo de café descafeinado, que o consumo de mais de quatro xícaras de café por dia foi associado com uma redução de 49% no risco de morrer por este mesmo tipo de cancro (quando comparado com o consumo zero ou mínimo) .

"Embora seja menos comum nos Estados Unidos, o cancro oral / faringe está entre os 10 cancros mais comuns no mundo. A nossa descoberta reforça as evidências de um possível efeito protector do café com cafeína na etiologia e / ou progressão do cancro da boca e faringe ... ", afirmou o principal autor deste estudo Janet Hildebrand, MPH.

Ela passou a destacar que a combinação de antioxidantes, polifenóis e outros elementos activos dentro desta bebida especial, podem ser os maiores condutores de proteção contra o desenvolvimento e / ou progressão deste e de outros tipos de cancro.

Para as outras bebidas analisadas ​​neste estudo, não foi encontrada associação entre o chá e uma diminuição da mortalidade por via de cancro oral / faringeo, embora uma ligação muito pequena foi feita entre beber duas ou mais xícaras de café descafeinado e uma redução do risco de doença.

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Foto de curso dos Primeiros Higienistas Orais

A título de curiosidade deixo aqui a foto de curso da primeira classe de Higienistas Orais, 6 de Junho de 1914

FROM: Mouth hygiene, a course of instruction for dental hygienists; a text-book containing the fundamentals for prophylactic operators, comp. by Alfred C. Fones / 1916

Causas de Manchas Dentárias

Existem várias causas para a descoloração dentária:
Mancha por Tetraciclina


  • Alimentos/Bebidas : Café, chá, Bebidas gasosas e certos frutos e vegetais podem manchar os dentes;
  • Tabaco;
  • Má higiene oral;
  • Doença: Várias doenças podem afectar o esmalte dentário e a dentina. Os tratamentos de certas condições podem também influenciar a cor do dente. Por exemplo, Radiação da cabeça e pescoço e a quimioterapia podem causar descoloração. Certas infecções em mulheres grávidas pode infectar o desenvolvimento do esmalte na criança;
  • Medicação: Antibióticos como Tetraciclinas e Doxiciclina são conhecidos por  descolorar os dentes em crianças com menos de 8 anos em que os dentes ainda se encontram em desenvolvimento. Elixires dentários que contenham Clorexidina e Cloreto de Cetylpyridium também manhcham os dentes. Anti-Histaminicos, como Benadryl, antipsicóticos e medicamentos para a tensão;
  • Materiais dentários: Amálgama, principalmente quando contêm Sulfito de prata;
  • Idade: Com o avançar da idade, a camada de esmalte dentário desgasta-se revelando a cor amarela natural da dentina;
  • Genética: A cor do esmalte varia de pessoa para pessoa;
  • Ambiente: Excesso de flúor no ambiente natural (como na água) ou ingerido por excesso;
  • Mancha por Trauma
    Mancha por excesso de Flúor
  • Trauma: Por exemplo, Uma queda pode perturbar a formação do esmalte em crianças ainda em desenvolvimento; Também pode mudar a cor dos dentes adultos quando acontece necrose dentária.