sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Poster com Mitos e Factos

Na área da saúde oral como em todas as outras existem alguns mitos, que quer queiramos ou não se enraízam nos pacientes e cabe a nós, profissionais de Saúde Oral de os quebrar...

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Como extrair dentes a crianças... Cómico

Este é um vídeo super engraçado com situações que todos nós já vimos nos desenhos animados mas nunca tivemos a coragem de tentar quando eramos mais pequenos... Divirtam-se

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Doença Periodontal e Diabetes

Aqui vos deixo o Folheto da American Diabetes Association, onde mostra que a Doença Periodontal e a Diabetes se correlacionam:




Efeitos do Álcool na Boca

A Boca é um sistema delicado que tem um equílibrio único designado para manter os dentes saudáveis. A Saliva foi concebida  para neutralizar o ácido ingerido através da alimentação. Álcool em demasia pode perturbar o equilibrio, casusando problemas.

Em 2003 um estudo publicado na "Best Practice and Research Journal for Clinical Gastroenterology" liga vários problemas orais com o excesso de consumo de álcool, incluindo:

  • Gengivite;
  • Úlceras;
  • Redução de produção de saliva;
  • Cáries dentárias;
  • Mucosas irritadas;
  • Infecções orais crônicas devido à presença de micróbios patológicos;
  • Cancro Oral.


A maior parte destes problemas são causados pelo ácido presente no álcool. 

A melhor prevenção destes problemas é a gestão do consumo de álcool. Bochechar sempre a boca comum elixir, sem álcool, após a ingestão de álcool e manter uma boa higiene oral.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Análise dos movimentos da mandíbula e da língua ajudam a diagnosticar Parkinson

Observar a forma de falar de um paciente, mais especificamente, os movimentos padrões da língua e mandíbula, pode ajudar no diagnóstico precoce da Doença de Parkinson. Este método é não-invasivo, sem custos, e foi provado ser eficaz em mais de 90%.

Este método tem o potencial de identificar a progressão da doença de Parkinson e medir a eficácia dos tratamentos da desordem, segundo Rahul Shirastav, professor da Universidade do Estado do Michigan no Departamento das Ciências Comunicativas e Desordens e membro da equipa que desenvolveu o método.
Enquanto não existe cura para a doença de Parkinson, a detecção precoce é particularmente importante, pois os medicamentos existentes neste momento para controlar os sintomas são mais eficazes neste estado.

Link para este artigo: http://www.dental-tribune.com/articles/content/id/10880/scope/news/region/americas


Influência do Stress na Saúde Oral


Aqui estão algumas situações em que o stress pode desempenhar um papel na condição de saúdeoral:

  • Aftas: úlceras pequenos no interior da boca, que se acredita que surgem com o aparecimento de uma tensão;
  • Bruxismo: O acto de ranger os dentes ou apertar os dentes inconscientemente, devido a um alto nível de stress ou preocupação;
  • Maus hábitos alimentares / Erosão Dentária: O stress pode causar indivíduos a mudar os seus hábitos alimentares, o que afecta de forma abrangente a saúde oral como como, por exemplo os "snacks" são normalmente mais consumidos (mais açúcar -> mais ácido / mais erosão) e as taxas de fluxo salivar são alteradas / diminuído .
  • A má higiene oral: O stress pode levar as pessoas a re-organizar as prioridades e esquecer medidas preventivas que afectam o estado da sua higiene oral.
  • Caries / Doença Periodonta: O stress é conhecido por correlacionar um aumento do nível de placa na cavidade oral, e auxílio no desenvolvimento de doenças orais comuns.


domingo, 25 de novembro de 2012

Sorrisos de fazer medo

Estes são alguns dos sorrisos encontrados no site http://ihatemyteeth.com/. Alguns deles parecem ser de outro mundo e lembram-nos de manter uma boa Higiene Oral, pois só assim os conseguimos evitar... Nunca esquecer que uma Escova de Dentes pode fazer maravilhas...









Classificação de Miller - Retracção Gengival


Dê acordo com a classificação de Miller:
Classe I: a recessão não atinge a linha mucogengival. Não há perda tecidual na região entre os dentes;
Classe II: a recessão atinge ou ultrapassa a linha mucogengival. Não há perda de tecido;
Classe III: a recessão atinge ou ultrapassa a linha mucogengival. Há perda de osso e gengiva entre os dentes;
Classe IV: a recessão atinge ou ultrapassa a linha mucogengival. Os tecidos proximais estão situados no nível da base da recessão e essa atinge mais de uma face do dente.

sábado, 24 de novembro de 2012

10 Impactos do Tabaco na Boca

Além do tabaco aumentar o risco de Cancro do Pulmão, Doenças Coronárias, entre outras, o tabaco pode causar um forte impacto na cavidade oral.

  1. Diminuir o paladar e o olfacto;
  2. Aumentar o risco de cancro oral - Segundo a National Cancer Institute ;
  3. Manchar os dentes;
  4. Diminuir a capacidade de cicatrização após extracção dentária, cirurgia, feridas ou infecções;
  5. Mau Hálito;
  6. Favorece o aparecimento da placa bacteriana e do tártaro;
  7. Aumenta o risco de Doeças Periodontais - Segundo a  American Academy of Periodontology;
  8. Diminuir o sucesso dos implantes dentários;
  9. Aumentar o risco de perda de dentes e também da diminuição de osso alveolar;
  10. Pode causar Leucoplasia.



Nutrição e Saúde Oral


“a balanced diet is correlated to a state of oral health (periodontal disease, dental elements, quality, and quantity of saliva), and vice versa.”


  • A falta de Vitamina D e A pode resultar numa Hipoplasia de Esmalte e atrofia das glândulas salivares (especialmente em dentes em estado pré-eruptivo)

  • Ácidos extrínsecos e intrínsecos (cítrico, fosfórico, ascórbico, carbónico, etc.) encontrados em sumos de fruta, vinagre entre outros podem levar à perda irreversível de tecido dentário, mais conhecido como erosão.

  • Cálcio e Vitamina C têm um papel fundamental na prevenção da doença periodontal. O Cálcio é importante na densidade do osso alveolar que suporta o dente, enquanto a Vitamina C tem um papel activo na estimulação de mecanismos reparativos.

  • Vitaminas A, E, C e Beta Carotene têm propriedades anti-oxidantes que podem combater e/ou interferir na activação de pró-cariogénes e potenciar a inibição da proliferação de células malignas.

  • Consumo regular de fruta, vegetais e gorduras vegetais mostram contra-atacar o risco de desenvolvimento de cancro oral e da garganta,

Motivação do Paciente - 50% não percebe a mensagem

Estudos recentes mostram que cerca de 50% dos pacientes deixam o consultório sem terem percebido a mensagem sobre o que devem fazer em relação à sua saúde oral. Esta percentagem é muito alta, sobretudo quando se trata de uma questão de saúde.
Então, o que devemos mudar na nossa trasmissão da mensagem?
Esta é uma questão sobre a qual devemos reflectir....




Manifestações Orais de Doenças Sistémicas

Caros leitores, como podemos ser uma primeira linha de diagnóstico deixo aqui um quadro resumida das manifestações orais de algumas doenças sistémicas

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Cancro Oral - Como se Manifesta?

COMO SE MANIFESTA O CANCRO ORAL?
QUAIS SÃO OS SEUS PRINCIPAIS SINAIS E SINTOMAS?
Os carcinomas da cavidade oral podem manifestar-se como uma mancha, de cor variável, geralmente branca ou avermelhada, uma massa mais ou menos endurecida ou uma úlcera que não cicatriza.
A maior parte das lesões são indolores na sua fase inicial, tornando-se progressivamente dolorosas.
São exemplo de sinais e sintomas: úlceras persistentes, áreas endurecidas, áreas de crescimento tecidular, lesões que não cicatrizam, mobilidade dentária, dor, parestesia (perdas de sensibilidade), disfagia (dificuldade em deglutir), lesões brancas e vermelhas, linfadenopatia (gânglios linfáticos aumentados).

Leucoplasia no bordo da língua e carcinoma do pavimento da boca
Leucoplasia no bordo da língua e carcinoma do pavimento da boca

Carcinoma do palato
Carcinoma do palato

Cancro Oral - foto 3
Carcinoma do bordo da língua

Cancro Oral - foto 4
Carcinoma rebordo alveolar

Cancro Oral - foto 5
Leucoplasia

Ulceração no dorso da lígua
Ulceração no dorso da lígua

SABIA QUE?
  • O Cancro Oral é o 6º cancro mais comum em todo o mundo;
  • Os principais factores de risco são o tabaco e o álcool;
  • Surge de uma forma assintomática, persistindo uma lesão por um tempo indeterminado, só se tornando dolorosa tardiamente;
  • O índice de mortalidade do Cancro Oral é elevado;
  • A chave para o seu tratamento é um diagnóstico antecipado;
  • O risco de desenvolver um Cancro na cavidade oral diminui com os anos de cessação tabágica. Após 15 anos da cessação, o risco aproxima-se dos valores de um não fumador.


Metade dos Adultos Americanos sofrem de doença periodontal


quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Importância da Higiene Oral

Este Poster diz tudo...

Leucoplasia Oral


A Leucoplasia Oral é uma das lesões mais comuns potencialmente maligno ou causadoras de cancro da mucosa oral. A leucoplasia oral pode ser definida como "Uma lesão predominantemente branca da mucosa oral que não pode ser caracterizado como qualquer outra lesão definível; algumas leucoplasias orais transformar-se-ão em cancro". Não é uma doença, por si só. É a resposta de um corpo, em vez de uma resposta adaptativa da mucosa viável e saudável para um baixo grau, irritante sustentado.
Estas são também chamadas como lesões pré-cancerosas, que se ignoradas pode mais tarde, levar a qualquer uma das formas mais graves de cancro oral.
É mais  comum em idosos, e em pessoas com o nível de imundade mais baixo.

Factores de Risco:

  • Irritação constante que é causada à mucosa oral por qualquer produto químico e mecânico entre outros (aqui podemos inserir, por exemplo, o tabaco);
  • Vírus Papiloma Humano;
  • Candida Albicans;
  • Álcool;
  • Reacção electrogalvânica entre metais diferentes na cavidade oral;
  • Radiação UV.
Classificação:
Leucoplasia Oral Homogénia

Leucoplasia Oral Não-Homogénia

Leucoplasia Oral Homogénia Fissurada

Leucoplasia Oral Não-Homogénia Nodular



Uma série de Vídeos sobre factos curiosos sobre a nosso Boca

Uma série de vídeos muito engraçados com factos curiosos sobre a nossa boca...

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Terapia Periodontal pode diminuir em 3,200$ as despesas médicas de pacientes Diabéticos

Pesquisadores sugeriram que o tratamento da doença periodontal pode diminuir os custos médicos e farmacológicos para pacientes com Diabetes. Num estudo com 1,7 milhões de pacientes Americanos, concluiram que os que recebiam terapia periodontal tinham menos consultas médicas e menos despesas com a medicação.

"Este estudo mostra claramente que pacientes com Diabetes podem beneficiar da redução de despesas médicas e farmacológicas e menos hospitalizações apenas através do controlo da sua saúde oral", afirmou o Dr. Anthony Cannon, Presidente Regional da Filadélfia, Pensilvánia Central e Sudeste de Nova Jérsia da Associação Diabética Americana.

Tal como eu digo sempre, os Higienistas Orais conseguem controlar muito da sua saúde geral através da sua saúde oral.

Aqui fica o link para este artigo:
http://www.dental-tribune.com/articles/content/id/10740/scope/news/region/americas


10 Factos sobre o Dente Humano em 30 segundos

Este vídeo foi encontrado por mero acaso e enumera 10 factos sobre o Dente Humano em apenas 30 segundos...Espero que gostem tal como eu...


Herpes - Cuidados

O Herpes é uma doença viral recorrente, geralmente benigna, causada pelo vírus Herpes Simplex 1 e 2, que afecta principalmente a mucosa oral ou região genital. Não tem cura, mas alguns medicamentos podem ser utilizados para diminuir os sintomas.
Aqui fica uma factsheet sobre cuidados a ter com Herpes

segunda-feira, 19 de novembro de 2012