quarta-feira, 15 de maio de 2013

Nova terapia de radiação pode aliviar a boca seca em pacientes com cancro oral


Utrecht, Holanda: Pesquisadores da Holanda provaram pela primeira vez que é possível reduzir os sintomas de boca seca em pacientes com cancro na cabeça e pescoço após radioterapia com dose mínima de radiação. O estudo demonstrou que a irradiação alvo ajudou a manter a função de uma glândula submandibular, em metade dos pacientes.

O estudo envolveu 102 pacientes diagnosticados com cancro orofaríngeo que foram tratados com radioterapia de intensidade modulada (IMRT), uma técnica de irradiação extremamente preciso, controlado por computador 3-D que causa menos danos da radiação para o tecido circundante em comparação com a radioterapia convencional.

O exame dos pacientes de seis semanas a um ano após o tratamento demonstrou que a função de uma das duas glândulas submandibulares pode ser preservada em pacientes com tumores pequenos da garganta, em particular. Os pacientes que receberam uma dose da glândula submandibular de menos de 40 gray (Gy) apresentaram maior produção de saliva e reduziu os sintomas de boca seca em comparação com pacientes que receberam altas doses de radiação.

Sem comentários:

Enviar um comentário